Estudando Português no Anki

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×

Como usar o Anki para estudar Português?

O estudo da disciplina de Português é fundamental para quem quer passar em um concurso público ou em um vestibular, sendo exigida em questões de múltipla escolha, questões discursivas e redação.

Todavia, para estudar essa disciplina, é preciso muito esforço e muita dedicação. Isso se deve ao fato de ela possuir muitas regras, o que exige bastante da nossa capacidade de memorização.

Felizmente, para facilitar nossos estudos, podemos usar o Anki para exercitar todas essas regras e casos de exceção do Português.

porques.fw

Ao final deste artigo, você vai encontrar uma amostra de deck que exercita a regra dos porquês. Tal amostra possui cartões com exemplos de frases utilizando os porquês e suas respectivas explicações.

O importante é que você pegue essa ideia e use nos seus estudos para qualquer outra matéria de Português, tais como as seguintes:

  • Acentuação de palavras (proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas);
  • Próclise, mesóclise e ênclise;
  • Tipos de sujeito e de predicado;
  • Regência verbal;
  • Concordância nominal;
  • Entre outras.

Portanto, agora que você já entendeu como o Anki pode ajudá-lo a aprender Português, faça o download da amostra logo abaixo.

→ QUERO BAIXAR O DECK

6 opiniões sobre “Estudando Português no Anki”

  1. Muito bom! Também uso o anki mas sem tanta dedicação. Vou me esforçar mais sabendo que, assim como eu, existe outra(s) pessoa(s) com a mesma idéia de usar o anki para estudar portugûes(p/concursos) e outra matérias. Valeu!

    1. Oi Feliphe! Tudo certo? 🙂

      Posso te garantir que o Anki funciona muito bem para concursos públicos.
      No começo, pode “doer” um pouco para se acostumar, mas, a longo prazo, o retorno é gratificante.
      Para a matéria de Português, só precisamos estudá-la (muito bem) uma única vez, pois ela sempre aparece nos editais.
      Todavia, a revisão dos conceitos, das regras e daqueles exercícios mais complicados (e também das pegadinhas) é fundamental para mantermos a solidez do conhecimento.
      Assim, quando você já estiver com o Português estudado e com as revisões programadas no Anki, você estará ganhando TEMPO para poder estudar outras matérias. 🙂
      Tanto é assim que, ao adotar o Anki na minha rotina de estudos, passei a ser aprovado em concursos do CESPE e da FCC. 😉

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Forte abraço!

      – Rafael Godoi Dias.

      1. Sim, estou criando um deck de português também, está dando muito trabalho. Fiz um deck de legislação de trânsito, artigo 5 da const. e de história para o concurso da pmerj. Nos dois primeiros me dei bem. É isso, sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *